Cartograma - 4 princípios orientadores para você alcançar a Relevância de Marca

Sabemos que é fundamental manter sua marca relevante no mercado. Mas, com um número de competidores crescendo tanto, em todos os mercados, como fazer isso acontecer?
Separamos abaixo 4 princípios importantes para que sua marca possa manter a relevância na vida e no coração das pessoas. Vamos lá?

1º PRINCÍPIO: CONHEÇA BEM AS PESSOAS.

Ter uma obsessão pelas pessoas que compram de você é importante quando você quer, de fato, conhecer seu público. Ou seja, enxergue seu cliente como uma pessoa com características pessoais e humanas, ao invés de enxergar ele como mais um número. A palavra importante aqui é “pessoas”.

Construir um relacionamento que se mantenha relevante e constante com as pessoas exige que você embarque no mindset “pessoas no centro de tudo”. E, para isso acontecer, é importante estruturar uma estratégia de marca que seja focada, de fato, nas necessidades dos seus clientes. É com essa obsessão pelas pessoas, conhecendo suas dores e alegrias, que você conseguirá investir e criar produtos e serviços que atendam suas necessidades reais, de modo humano e gentil.

2º PRINCÍPIO: MANTENHA UM PRAGMATISMO IMPLACÁVEL.

Esse é um princípio guia. Apesar de ser uma habilidade bastante difícil de se cultivar, ela é também necessária para que sua marca possa ir além e dar passos mais ousados e investimentos mais inteligentes e assertivos.

Mantenha um pragmatismo implacável. Ele é a principal peça de todo o contexto. Apesar de ser uma habilidade bastante difícil de se alimentar, é essencial para dar passos ousados e investimentos inteligentes. Dessa maneira consegue-se errar de maneira rápida e barata, experimentando e inovando constantemente sem custos elevados ou arriscados para a estrutura da empresa.

Marcas que atendem a esse princípio conseguem proporcionar produtos e serviços no momento em que as pessoas precisam deles. Entregando experiências constantes e simplificando a vida para seus consumidores.

3º PRINCÍPIO: A INOVAÇÃO PRECISA SER ABRANGENTE.

A inovação abrangente, quando difundida na cultura da sua marca, irá garantir que todos os movimentos da sua concorrência sejam percebidos. Esse princípio, agregado ao princípio de conhecer bem as pessoas consumidoras de sua marca, permite que sua marca cresça e se expanda no mercado, a partir da inovação.

Investir nesse princípio exige algo importante: um autoconhecimento sobre o propósito de existência da sua marca. Afinal, é necessário investir nas conexões emocionais com seus clientes a partir do cumprimento desse propósito maior. A inovação serve, aqui, para atingir esse propósito. E, assim, criar relevância na vida das pessoas, conquistando um lugar em seus corações.

4º PRINCÍPIO: POSSUA UMA INSPIRAÇÃO DISTINTA.

A maioria das empresas amam usar a palavra “inspiração” quando descrevem elas mesmas: mesmo que a maioria delas não seja nada inspiradora para seus próprios clientes. Isso acontece pois existe no ar uma vaga noção de que todos somos importantes e inspiramos os outros, sem nem ao menos nos darmos conta do que, de fato, nosso público considera como inspirador. Está aqui uma tarefa importante: saber o que inspira seus clientes.

Marcas inspiradoras forçam o “status quo” e a mentalidade de seu mercado a evoluir. São marcas que se envolvem com seus clientes de maneira humana, próxima e criativa. Vão além de e-mails enviados aos clientes em datas comemorativas. Pensam além do óbvio e, na maioria das vezes, atendem necessidades de seu público que ainda não eram atendidas ou consideradas importantes pela concorrência. São ações práticas e humanas que inspirem as pessoas. E, consequentemente, inspiram o mundo.

Preparado para colocar em prática os 4 princípios para manter sua marca relevante no mercado? Nós também podemos te ajudar nisso: fale com a equipe Cartograma®.

Vamos juntos desbravar novos territórios!

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