Um de nossos elementos de marca favorito aqui no Cartograma® é o manifesto da marca. Gostamos de considerá-lo como um poema de marca que, por essa natureza, é capaz de ajudar as marcas a criarem uma comunicação muito mais impactante e relevante.
Um bom manifesto de marca, bem alinhado com seu propósito e com seu público, é capaz de trazer valor para sua empresa. Temos o cuidado de trabalhar o manifesto de marca em duas ocasiões:
- A primeira é quando estamos construindo a Personalidade da marca. Nesse ponto, o manifesto entra como um poema de autoafirmação de quem a marca é, para quem ela existe e porque ela é especial.
- A segunda ocasião é no projeto de Posicionamento de marca almejado, ou seja, quando estamos falando de objetivos de longo prazo para a marca em si. Nessa ótica, o manifesto precisa servir tanto como peça de autoafirmação perante o público quanto como peça de inspiração para os colaboradores, algo muito importante quando trabalhamos marcas empregadoras, também conhecido como Employer Branding.
Por conta de sua natureza poética e por ser direcionado ao público, o manifesto é melhor utilizado quando sua função é a inspiração, não a comunicação. Pessoas gostam de se inspirar em mensagens autênticas que ressoam com seus desejos e ambições. Já parou para observar quantas cenas de filmes podemos encontrar no YouTube quando pesquisamos por mensagens inspiradoras?
Não que seu manifesto precise ser um vídeo, mas ele pode utilizar o storytelling para contar do que sua marca é feita e o que ela acredita ser bom. Seu manifesto, acima de tudo, precisa servir de estratégia para toda sua comunicação.
Características importantes de um bom manifesto de marca
Como expliquei acima, tratamos o manifesto como um poema de marca e que tem uma função simples: inspirar.
Pode parecer bobo, até mesmo clichê, mas é extremamente importante aqui. O manifesto é sincero, transparente como vidro e diz muito sobre sua personalidade, sobre suas ambições como empresa e, em especial, sobre onde você quer se inserir na vida do seu consumidor.
Evite inventar coisas só porque está na moda ou porque é legal de ser dito. O manifesto precisa expressar as crenças de sua marca de maneira humana, afinal é um texto inspirador e não um documento administrativo.
E aqui entra outra característica importante do manifesto: ele é único. Um bom manifesto precisa ser peculiar, criativo, diferente. Isso porque ele é capaz de impulsionar sua cultura para além das fronteiras de sua marca. Bons manifestos, algumas vezes, acabam se tornando famosos no YouTube por conta de sua mensagem inspiradora e sua criatividade. Considere isso uma boa oportunidade!
Um bom manifesto de marca surge de um grande plano. Só uma boa estratégia garante um manifesto bem estruturado, capaz de engajar colaboradores e clientes. Ao projetarmos um manifesto de marca, sempre levamos em conta duas grandes estratégias do universo das marcas: a personalidade e o posicionamento.
O manifesto tem potencial de concretizar ainda mais a personalidade da marca na visão dos clientes. Da mesma forma, ele também tem o potencial de acelerar o movimento da empresa para o posicionamento almejado por ser um importante porta-voz daquilo que a empresa deseja trazer de bom para as pessoas.
Utilizar o manifesto de marca apenas para “ficar bonito na foto” é desperdício de tempo e de investimento. É necessário alinhá-lo à sua estratégia empresarial, analisando seus objetivos de longo prazo para ser capaz de servir de norte para seus investimentos em comunicação.