Storytelling é uma estratégia para criar uma maior conexão entre uma marca e seu público por meio do compartilhamento de histórias que fazem com que ela se torne mais real e humana.
Uma boa história permite um envolvimento do público e pode suavizar muito o processo de expandir uma empresa. Você sabia que um bom storytelling somado ao conteúdo de marca pode reduzir o custo médio de seus leads em até 13%? Então, continue a leitura, pois neste artigo vamos falar um pouco mais sobre isso!
Por que utilizar o storytelling?
Pessoas são atraídas pelas histórias por natureza e, sendo assim, somos atraídos para uma boa conversa repleta de grandes ideias e de novas experiências. Além disso, existe uma verdade ancestral em nosso mundo: transmitimos nossas verdades por meio de histórias.
E, assim como as pessoas, as marcas também são feitas por histórias. Afinal, marcas são como pessoas. Por isso, é necessário criar a ponte entre a marca e sua história, conectando-as com as pessoas de modo estratégico e verdadeiro.
Alguns dados podem mostrar a importância de um storytelling bem feito. Uma pesquisa da Kapost revelou que 78% dos consumidores acreditam que marcas que produzem conteúdo personalizado estão interessadas em construir um bom relacionamento.
A mesma pesquisa também identificou que websites que utilizam storytelling em seus conteúdos possuem uma taxa de conversão 6x maior que aqueles que não utilizam. Além disso, 82% das marcas que investem em blogs apresentam retorno positivo sobre o investimento.
Para isso acontecer, é preciso que a marca seja verdadeira com ela mesma. Só então ela será verdadeira com seus clientes. Não adianta copiar histórias e narrativas de concorrentes ou inventar algo que não seja honesto.
A importância da autenticidade de sua marca
A autenticidade de sua marca é o que vai causar um impacto real e positivo na vida das pessoas. Marcas honestas utilizam o discurso sobre missão, visão, valores, objetivo de vida para mostrar como seus produtos ou serviços fortalecem suas verdades e crenças.
É importante contar boas histórias, mas o mais importante mesmo é contar histórias alinhadas ao que sua marca realmente representa na vida do seu consumidor. Além disso, é preciso que essas histórias estejam também alinhadas à sua cultura.
Projetar boas histórias exige investigação, curiosidade e exploração de novas ideias, sob o olhar da empatia para com seu público e seus colaboradores. Projetar uma marca humanizada é possível por meio de pessoas trabalhando junto com pessoas.
O storytelling, portanto, é fundamental para envolver e despertar os sentimentos dos seus seguidores para criar um reconhecimento e identificação com a sua marca e deve ser aplicado em todos os canais de comunicação com o seu cliente.
Aqui em nosso escritório você encontrará uma equipe multidisciplinar, com profissionais especializados e apaixonados por Design, Branding e Conteúdo e que podem te ajudar a identificar histórias que estejam alinhadas aos valores e cultura da sua marca.
Quer começar a contar histórias envolventes para seu público e alavancar a sua marca? Fale com a gente!