“O oceano vermelho”, um termo utilizado para designar mercados altamente concorridos. Entretanto, mesmo dentro de um oceano vermelho, conseguimos ver marcas nascendo, crescendo e prosperando.
As dicas a seguir são para você, empreendedor que está buscando diferenciar a sua marca em um mercado saturado.
É preciso entender que um mercado saturado, geralmente, significa uma porção de coisas diferentes. Pode ser um mercado com muitas más opções ou um mercado muito maduro, com seus líderes muito bem definidos, ou até mesmo um mercado mais fácil de entrar e que é muito atrativo.
É importante entender o cenário que o mercado se encontra. Eu sei que é complexo, exigindo tempo e pesquisa, mas só assim podemos ir além e dizer que “nosso mercado está saturado de opções baratas” ou “saturado de empresas com processos antiquados”, e por aí vai. Saber que tipo de saturação estamos falando muda a maneira que olhamos a situação.
Quando falamos de saturação de mercado sempre surge a mágica solução que todos conhecem: nichar! Tem que nichar! Nichar produto, nichar serviço, atender um nicho. Não está errado. Atender um nicho é sim, de fato, muito bom. Isso te coloca em uma posição mais vantajosa, já que você pode encontrar um nicho muito mal explorado e crescer sua marca oferecendo soluções para essas pessoas.
O problema aqui é a execução dessa estratégia de nicho de mercado. Muitos levam a ideia de que ter um nicho de mercado é selecionar uma fatia extremamente específica, como consumidores de classe B, de 35 a 40 anos, que gostam de carros importados e etc., por exemplo.
Mas esse pensamento não aborda o fato de que vender é entregar soluções. Encontrar uma fatia específica de mercado é, sim, parte desse processo, mas o mais importante é identificar as necessidades específicas dessa fatia de mercado que ainda não foram solucionadas.
Como diferenciar a sua marca em um mercado saturado
Com a identificação do tipo de saturação que estamos lidando, somos capazes de enxergar as necessidades ignoradas dentro de um determinado contexto de mercado. Mas é preciso ir além desses primeiros passos.
Quando direcionamos nossas estratégias comerciais para uma oportunidade de mercado, nossa cultura precisa fazer parte desse processo. Geralmente, quando nosso escritório se depara com problemas que exigem um alinhamento de cultura, um projeto de rebranding acaba sendo parte da solução.
Mas, afinal, o que é Rebranding?
O rebranding, apesar de ser associado apenas a uma mudança de identidade visual na maioria das vezes, é, na realidade, muito mais profundo. Com a abordagem correta, um projeto de rebranding pode, além de identificar as oportunidades a serem exploradas por sua empresa, acelerar seu crescimento e te posicionar da forma que mais te dará vantagens competitivas.
Um bom rebranding alinha sua marca à sua cultura – e vice-versa. Por exemplo, trocar a identidade visual não vai, efetivamente, fazer seu time mais unido. Entretanto, identificar elementos de união existentes na cultura de sua empresa, lapidar esses elementos conceituais em aplicações em sua identidade visual já é uma coisa completamente diferente.
Não adianta “vestir” uma máscara de uma empresa jovial e descolada se sua cultura administrativa não é assim. Aqui no Cartograma® gostamos de exemplificar da seguinte forma para nossos clientes: o projeto de rebranding deve analisar a empresa hoje, diagnosticando sua cultura, identificando seu modelo de gestão, entre outros aspectos importantes de seu negócio.
Após isso, nós podemos olhar para as ambições da empresa, enxergando seu potencial de crescimento. Só então são elaboradas estratégias (visuais, verbais, culturais, entre outras) para se alcançar esse local futuro desejado.
É aí que entra uma frase que gostamos bastante: nunca é tarde para ser aquilo que você poderia ter sido.
Quando nosso escritório diagnostica uma empresa em seu hoje, somos capazes de perceber muitas joias escondidas dentro de sua cultura. São essas joias que podem acelerar o crescimento em direção ao futuro desejado de sua empresa.