Como o propósito de marca ajuda sua estrutura administrativa - Cartograma

Todo projeto de Branding ou de implementação do mindset de Gestão da marca acaba envolvendo a estrutura organizacional de uma empresa, não necessariamente para modificá-la, até porque isso não é a função do branding, mas, sim, para identificar o fluxo de informação dentro da estrutura empresarial.

O propósito de marca é o primeiro passo para inovar sua empresa e transformá-la em uma empresa antropocêntrica, ou seja, que coloca as pessoas no centro de todas as decisões empresariais. Por isso, hoje trouxemos algumas possibilidades que um propósito bem definido pode trazer para seu negócio no aspecto mais profundo: na sua estrutura administrativa.

O propósito de marca e a sua estrutura administrativa

O propósito em si faz parte do conjunto de conceitos e diretrizes que organizam as ações de uma empresa em um nível mais básico. Podemos chamar esse conjunto de plataforma de marca ou de mirante conceitual. Mas como isso afeta seu cotidiano?

Quando falamos dessas diretrizes, como missão ou visão, precisamos imaginar uma linha do tempo:

  • A missão, de uma maneira bem simples, pode ser considerada a tática cotidiana de sua empresa, que vai desde agora até os próximos 2 ou 3 anos.
  • Já a visão, novamente, de maneira bem simples, pode ser considerada o local que você deseja conquistar com essa sua missão ao longo prazo. Coisa de 4 a 7 anos.
  • O propósito de marca acaba sendo algo mais longínquo ainda, a partir de 10 anos. E, como consequência, acaba determinando todas as outras diretrizes.

Uma coisa que poucas pessoas falam é: quanto mais longe, menor o nível de certezas, dados e evidências de qualquer uma dessas diretrizes. Entretanto, quanto mais longe essas diretrizes se estendem, mais transformações elas podem causar no seu modelo administrativo hoje.

A missão, por exemplo, por ser uma diretriz conectada às ações cotidianas, facilita o projeto de planos para alcançar os resultados desejados na missão. Já a visão acaba sendo mais complicada, exigindo estratégias bem mais elaboradoras, cada qual com suas táticas a serem aplicadas em momentos e situações diferentes.

E quando falamos de propósito não falamos mais de táticas nem de estratégias, mas sim de sistemas. Ou seja, seu propósito está lado a lado com seu modelo de negócios.

Como aplicar seu propósito em sua plataforma de marca

Aplicar o seu propósito em sua plataforma de marca é um processo administrativo bastante importante para garantir uma entrega alinhada à sua promessa.

Aqui no Cartograma® o primeiro passo que damos após identificar o propósito de uma marca é garantir que ela esteja presente em toda estratégia de marca. A última coisa que queremos é um propósito que não ressoa com sua personalidade ou não te dá uma vantagem competitiva perante seu cenário mercadológico.

O primeiro passo que tomamos é analisar os objetivos administrativos: como este propósito ajudará sua empresa a alcançar esses objetivos? Qual é a versão do mundo que sua empresa pode alcançar a partir da execução de seu propósito? Como isso afetará a vida das pessoas relacionadas?

Essas perguntas simples, mas muito importantes, já te ajudarão a definir uma nova visão para sua plataforma de marca e, muitas vezes, até mesmo repensar seus objetivos de médio e longo prazo.

Como consequência do claro vislumbre da sua empresa, dentro de um cenário melhor, com seu propósito alcançado, você consegue traçar estratégias e táticas de curto e médio prazo para se alcançar, primeiro, essa sua nova visão, e, depois, esse propósito.

A pergunta aqui é mais simples: que ações sua empresa pode fazer em direção a esse mundo que vislumbramos? Por envolver planejamento administrativo e, muitas vezes, definição de verbas, essa reflexão se torna muito mais valiosa na hora de definir seus objetivos administrativos do trimestre ou do semestre, dependendo do tipo de gestão que sua empresa utiliza.

Alinhar sua missão e sua visão ao propósito de existência da sua marca garante uma visão muito mais clara de quais serão os desafios e obstáculos que deverão ser superados para chegar até lá. Não apenas para os gestores ou diretores, mas sim para todas as pessoas de sua empresa.

Vamos juntos descobrir o propósito da sua marca? Fale com a gente!

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