Cliente
Bräuheim Cervejaria
Bräuheim Cervejaria
Indústria de bebidas
Saudade do Iguaçu/PR
Branding, Estratégia de marca, Modelagem de negócios, Posicionamento de marca, Nome de marca, Identidade Verbal, Slogan, Identidade de Marca, Rótulos, Papelaria corporativa, Lançamento de marca e Conteúdo criativo.
Como criar pertencimento em uma nova marca inserida em um mercado tão tradicional como o da cerveja? A partir de workshops de Design Thinking realizados junto com os sócios, nossa equipe mapeou características e desenvolveu estratégias que refletissem a crença central da marca, de que “todos merecem degustar uma boa cerveja em um momento de refúgio agradável.”
Como posicionar uma nova marca que tem como crença a democratização da cerveja de qualidade? Os sócios dessa cervejaria chegaram até nosso escritório com objetivo de inserir sua fábrica em uma região que consumia muito chopp oriundo de cidades distantes, o que prejudicava o frescor do produto. Essa oportunidade de mercado foi fundamental para as cocriações de estratégias e posicionamento da marca.
Elaboramos um projeto de branding para preparar a marca para conversar tanto com o público que consome chopp quanto com aquele que consome cervejas artesanais. Nos focamos na valorização dos pilares de pertencimento afetivo e do senso de território desde a personalidade e o nome até a identidade visual e as peças de comunicação.
A definição do nome precisava equilibrar tanto o lado emocional do refúgio, quanto o lado tradicional presente na tradição alemã da lei de pureza usada na produção das cervejas, aspecto importante aos sócios. O nome “BräuHeim” é um neologismo e nasceu da combinação de duas palavras alemãs: “brauer” (fabricante de cerveja) e “heim” (lar).
O objetivo foi narrar uma história de pertencimento, reforçando ideias de lar e refúgio. Essa narrativa se deu de diversas formas, desde a ilustração autoral para a cerveja Pilsen, com representações do rio localizado na cidade de origem da cervejaria, até o próprio slogan “Orgulhosamente natural de Saudade do Iguaçu”, que faz parte de todas as peças.
Todo a linguagem desenvolvida na etapa de Design foi baseada na essência e personalidade definidas à marca – incluindo a fachada da sede da cervejaria, elaborada com ripas de madeira rústicas, que remete ao conceito de refúgio da nova marca para sua comunidade local.
As peças de comunicação, como outdoors e adesivagem de frota, também contribuíram pra estruturação do posicionamento da marca em sua região, focando no chopp regional e fresco. E as cervejas artesanais foram direcionadas às distribuidoras físicas e restaurantes.