Cliente

Bräuheim Cervejaria

Setor

Indústria de bebidas

Local

Saudade do Iguaçu/PR

Serviços realizados

Branding, Estratégia de marca, Modelagem de negócios, Posicionamento de marca, Nome de marca, Identidade Verbal, Slogan, Identidade de Marca, Rótulos, Papelaria corporativa, Lançamento de marca e Conteúdo criativo.

 
 
Como criar pertencimento em uma nova marca inserida em um mercado tão tradicional como o da cerveja? A partir de workshops de Design Thinking realizados junto com os sócios, nossa equipe mapeou características e desenvolveu estratégias que refletissem a crença central da marca, de que “todos merecem degustar uma boa cerveja em um momento de refúgio agradável.”

Todos merecem degustar uma boa cerveja em um momento de refúgio agradável.

Como posicionar uma nova marca que tem como crença a democratização da cerveja de qualidade? Os sócios dessa cervejaria chegaram até nosso escritório com objetivo de inserir sua fábrica em uma região que consumia muito chopp oriundo de cidades distantes, o que prejudicava o frescor do produto. Essa oportunidade de mercado foi fundamental para as cocriações de estratégias e posicionamento da marca.

Elaboramos um projeto de branding para preparar a marca para conversar tanto com o público que consome chopp quanto com aquele que consome cervejas artesanais. Nos focamos na valorização dos pilares de pertencimento afetivo e do senso de território desde a personalidade e o nome até a identidade visual e as peças de comunicação.

A definição do nome precisava equilibrar tanto o lado emocional do refúgio, quanto o lado tradicional presente na tradição alemã da lei de pureza usada na produção das cervejas, aspecto importante aos sócios. O nome “BräuHeim” é um neologismo e nasceu da combinação de duas palavras alemãs: “brauer” (fabricante de cerveja) e “heim” (lar).

Um nome com fonética e sonoridade fortes, porém com etimologia e significado sensíveis, que já nasceu contando uma história.

A partir da definição do nome, todos os elementos da marca se encarregaram de expressar essa mesma história: o tom de voz, as histórias diferentes contadas em cada rótulo, a identidade visual, as ilustrações dos rótulos e o vídeo de lançamento da marca.

 

O objetivo foi narrar uma história de pertencimento, reforçando ideias de lar e refúgio. Essa narrativa se deu de diversas formas, desde a ilustração autoral para a cerveja Pilsen, com representações do rio localizado na cidade de origem da cervejaria, até o próprio slogan “Orgulhosamente natural de Saudade do Iguaçu”, que faz parte de todas as peças.

A BräuHeim nasceu como uma poesia construída numa língua estrangeira: um significado afetivo que expressa sua cultura próxima e acolhedora.

A marca acredita e expressa pertencimento, oferecendo às pessoas um local de refúgio a partir de seus produtos.

Todo a linguagem desenvolvida na etapa de Design foi baseada na essência e personalidade definidas à marca – incluindo a fachada da sede da cervejaria, elaborada com ripas de madeira rústicas, que remete ao conceito de refúgio da nova marca para sua comunidade local.

A cerveja “BräuHeim Dunkel Weizen” foi premiada com prata no concurso brasileiro de cerveja no Festival de Blumenau 2020.

As peças de comunicação, como outdoors e adesivagem de frota, também contribuíram pra estruturação do posicionamento da marca em sua região, focando no chopp regional e fresco. E as cervejas artesanais foram direcionadas às distribuidoras físicas e restaurantes.

Vamos expandir os horizontes da sua marca?