Cliente

Yo! Inglês

Setor

Edtech

Local

Brasil

Serviços realizados

Modelo de negócio, Estratégia de posicionamento, Modelo de marca, Identidade Visual, Identidade de Comunicação, Social Media Branding, Estratégia de Manifestação, UX/UI de website institucional, UX/UI de plataforma.

Yo! Inglês é uma edtech de prática assistida e conversação em inglês para brasileiros. Com sua plataforma própria, permitem seus usuários (Yo!sers) a realizem uma imersão de prática para desenvolvimento acelerado de suas habilidades de expressão em inglês.

Yo! Inglês — Descomplicando o aprender.

Ousadia e descomplicação na conquista da fluência

Yo! Inglês é uma plataforma online de aprendizado e conversação feita para jovens que querem se expressar melhor em inglês. Sabemos que aprender uma nova língua proporciona liberdade de expressão e expansão dos horizontes. Mas ao mesmo tempo, os jovens não se sentem atraídos pelos modelos tradicionais de ensino e buscam alternativas para acelerar o aprendizado.

Esse foi o norte para construir uma marca de edtech preparada para expansão internacional num mercado já consolidado. Preparada para se conectar com esse público e mostrar que é possível ter contato com a língua de modo descomplicado, acolhedor e divertido. Nós definimos todo o padrão de existência e manifestação da marca na vida de seus consumidores para garantir o nascimento da marca num nicho específico de público.

Diante as pesquisas e estudos desse mercado altamente competitivo, mas pouco inovador, foi necessário articular ao extremo os conceitos de liberdade e criatividade para forjar a descomplicação. O visual ousado se mostrou como única possibilidade de garantir resultado desejado pelos fundadores: uma ruptura na experiência de se praticar inglês para jovens adultos.

Essa quebra de estruturas tradicionais como base do negócio fomentou ainda mais o desejo de ousadia visual, resultando em uma estratégia de posicionamento baseada em expressão e expansão de horizontes: express yo! self.

Personalidade como valor agregado

Com objetivos tão ousados a personalidade da marca recebeu a importante tarefa de concretizar o relacionamento emocional que o negócio exigia. Com base na simplificação da experiência, na prática facilitada e na eliminação de fronteiras as identidades da marca se encarregaram de concretizar momentos chave em toda a jornada do usuário Yo!. Desde o primeiro contato com a marca ocorre um mergulho sensorial de jovialidade e descomplicação.

Essa abordagem foi utilizada para gerar identificação e despertar interesse dos jovens por aulas de inglês. Criamos um universo gráfico conectado com a forma de se comunicar e o estilo de vida desse público. A expressão visual foi inspirada na linguagem da internet: memes, emojis, GIFs, frases curtas em tom descontraído, além ilustrações e motion. Para passar simpatia e proximidade, trouxemos o sorriso para o logo, como uma marca que está à todo momento te convidando para estar junto e piscando para você.

A identidade também traz cores vibrantes que se combinam para dar alto-astral e versatilidade para os layouts, mostrando à todo momento que somos diferentes dos cursos tradicionais. Nossa plataforma é fácil de navegar, nossa linguagem é fácil de entender e assim, o aluno sente que ficou mais fácil e divertido aprender.

Desde o primeiro contato com a marca ocorre um mergulho sensorial de jovialidade e descomplicação.

Negócio, Personalidade, Forma & Função

 

Com um modelo de marca intimamente ligado ao modelo de negócio, a construção criativa se desenrolou utilizando como substância central a “ousadia de descomplicar”. A utilização proeminente de formas circulares em toda a construção visual reforça a ruptura de fronteiras que a marca deseja para seus Yo!sers.

Aprender inglês traz liberdade e muda a vida das pessoas. O problema é que na correria do dia a dia, fazer um curso de inglês tradicional, longo e pouco flexível se torna um desafio. Além disso, a própria dinâmica de sala de aula já não atrai mais os jovens, que buscam modelos mais interativos e enxutos. A Yo! Inglês veio para mudar essa relação entre estudar inglês e ter liberdade para aprender da forma que for melhor para você.

Através de tecnologia com um modelo 100% digital, os alunos são livres para escolher a quantidade de aulas, se querem um tutor fixo ou variável e o tipo de conteúdo que mais se identificam. Tudo com uma linguagem jovem, acessível e principalmente descomplicada. Os alunos aprendem a se expressar em inglês, expressando sua personalidade em cada escolha.

Estrategicamente queremos chegar no mercado e ter fãs, queremos que as pessoas se sintam parte de uma comunidade. Todo o processo com o Cartograma nos ajudou a enxergar nossa marca e nossas estratégias de modo mais humano. Hoje, conseguimos dizer sim e não para diversas questões, pois agora temos clareza do caminho que nossa marca precisa seguir.

(Thiago, sócio da Yo! Inglês)

Momento-chave

Nós tínhamos muitas ideias e os workshops nos ajudaram a organizar tudo isso, e colocar as coisas em prática, de maneira que fosse mais de acordo com a marca. Nós estávamos descobrindo tudo. E os workshops nos ajudaram nesse descobrimento do que é a nossa marca e do que estávamos buscando. Foi primordial para todo o processo de criação. E, pessoalmente, nos ajudou muito a organizar nosso negócio.
(Ramon, sócio da Yo! Inglês)

O momento-chave entre todas as entregas, que foi quando houve o “click”, foi a geração da marca visual, da carinha da Yo!. Ela representa a nossa experiência criando essa marca, nossos valores, é uma marca atemporal e que atende exatamente o que nós precisávamos.
(Thiago, sócio da Yo! Inglês)

Depois de tanto tempo trabalhando na concepção do negócio, a marca ainda é fonte de motivação e de ânimo. É atemporal, algo que está sempre fresco.

(Thiago, sócio da Yo! Inglês)

Vídeo Depoimento

Assista abaixo a entrevista dos fundadores da Yo! Inglês, Ramon e Thiago, sobre a experiência e as entregas do projeto.

Vamos expandir os horizontes da sua marca?