Falar em diferenciação de marca é falar sobre empresas que conseguem ser reconhecidas perante a concorrência não somente por seu produto ou serviço exclusivo, mas também por fatores como autenticidade, confiabilidade, instintividade e, ainda, design, que é trabalhado em todas as etapas e fatores de diferenciação do seu negócio.
Vamos pensar em quantas marcas de cerveja estão presentes no mercado nacional: logo vêm em mente pelo menos dois nomes de grandes multinacionais. O que abriria espaço para que surja uma nova marca nesse mercado super competitivo e já consolidado? Design! O design está presente desde a embalagem até os processos e a comunicação em si, assim como na gestão de tudo isso, chamada branding.
Continuando o exemplo: os grandes players desse segmento possuem a mesma capacidade tecnológica para garantir que o sabor de cada gota de cerveja de cada uma das milhões de latas e garrafas seja exatamente o mesmo. Também possuem capacidade financeira para investir milhões de reais em campanhas de comunicação para disseminar uma mensagem consolidada para seus clientes, bem como para conquistar novos clientes.
Como o design pode ajudar na diferenciação de marca no mercado?
Projetando valores intangíveis, que são capazes de superar todos esses aspectos físicos. São os valores intangíveis das marcas, ou seja, que não possuem “existência física”, que garantem a diferenciação clara da marca frente aos seus concorrentes, por mais gigantes que sejam.
Esses intangíveis aumentam a percepção de valor, pois transmitem uma mensagem que ressoa mais intimamente com um determinado grupo de consumidores. Essa mensagem mais íntima e relevante gera confiança na marca e uma melhor reputação, longevidade e vendas para a empresa.
As grandes marcas podem até conseguir ter maior abrangência para sua comunicação e melhor tecnologia para seus produtos, mas, ao fazer uso do design para construir uma ligação emocional e oferecer uma experiência de consumo melhor projetada, uma marca recém-nascida pode se diferenciar e conquistar fãs.
Importância do Design para a sua marca
O design vai além de produtos físicos, incluindo em seu campo de atuação os processos de produção, os serviços e as interações entre a marca e as pessoas. O investimento constante em design é fundamental e é recompensado com competitividade duradoura, deixando de ser visto apenas como ferramenta estética e assumindo seu verdadeiro papel como ferramenta estratégica para a sobrevivência das empresas.
A diferenciação de marcas, produtos e serviços só é possível por meio do design. Portanto, é fundamental que ele seja parte da cultura das empresas que desejam sobreviver no mercado.