Cliente
Botanismo®
Botanismo®
E-commerce de papelaria vintage e velas artesanais
Maringá/PR
Branding, Estratégia de marca, Posicionamento de marca, Nome de marca, Identidade Verbal, Slogan, Identidade de Marca, Rótulos e Papelaria corporativa.
Botanismo nasceu no contexto caótico da pandemia, onde as pessoas começaram a vivenciar seu cotidiano de maneira mais crua. Seus produtos buscam incentivar as pessoas a se inspirarem na natureza, sendo artigos peculiares realizados a partir de ilustrações retiradas de livros vintage. São diversos itens produzidos exclusivamente com ilustrações retiradas de livros vintages do acervo pessoal da idealizadora, sendo sua maioria do século 18 e 19.
A partir de seu propósito de “transformar o cotidiano em dias curiosos e mágicos” desdobramos estratégias verbais e visuais para a construção de uma marca icônica, aconchegante e mágica. Envolvendo desde as identidades verbal e visual, até as embalagens de envio e de produtos.
Utilizamos o Design para construir uma experiência mágica de unboxing, evidenciando o propósito da marca em cada texto ou figura aplicadas. O objetivo deste projeto foi de construir um universo bucólico encantador para as pessoas.
Utilizamos de workshops de Design Thinking para identificação do modelo de negócio para, então, projetar uma personalidade de marca que determinasse claramente como deveria ser a jornada de experiência. A personalidade criativa e mística foi estruturada para nortear diretamente a Identidade Verbal, que se responsabilizou pela tangibilização do ato de “transformação do cotidiano”.
Que se traduziu com diversos adesivos e tags contendo mensagens inspiradoras e mágicas. O objetivo foi de posicionar a marca, e seus produtos, como um momento mágico no cotidiano dos consumidores. O propósito de “transformar o cotidiano em dias curiosos e mágicos” e a inspiração no movimento cottagecore serviu para estruturar estratégias de design e de negócio, impulsionando a empresa para um posicionamento vintage, bucólico e sensível.
Os rótulos, assim como as tags, serviram para consolidar a experiência de unboxing almejada pela marca. Diversas frases sobre carinho e magia foram dispostas nestas peças.
A estratégia de marca ajudou a empresa, nascida em setembro de 2020, a estruturar seu portfólio com mais de 50 produtos nas categorias de decoração (bandeiras, cartazes, quadros), acessórios (canecas, ecobags, estojos, mousepads, copos térmicos), papelaria (planners, blocos de notas, cadernos e cadernetas) e velas artesanais. Esse número continua crescendo de forma alinhada e estruturada nas estratégias de marca e posicionamento.