Cliente
Guardadoria® Registro de memórias
Guardadoria® Registro de memórias
Tecnologia, Startup Saas
Brasília/DF
Modelo de negócio, Personalidade de marca, Identidade Verbal, Nome de marca, Manifesto de marca, Identidade Visual.
Com intuito de perpetuar o legado e as vontades das pessoas, a Guardadoria armazena informações e as compartilha para acesso póstumo, aos entes queridos previamente registrados por seus usuários como “Guardiões de Memórias”. Neste tema, rodeado de tabus, nosso escritório desenvolveu estratégias de marca e suas identidades visual e verbal.
Guardadoria é uma solução de registro de memórias focada na segurança e tranquilidade. Armazena fotos, vídeos e áudios afetivamente valiosos, contendo desejos, lembranças e histórias que seus usuários querem manter vivos, mesmo após a morte do usuário.
Com foco no público de vida agitada, que se preocupa com o amanhã e que não quer que entes queridos enfrentem dificuldades burocráticas pela falta de planejamento pós-morte.
Em um contexto de tabus, a Guardadoria surge como uma ousadia necessária. E seu cenário competitivo, composto de soluções majoritariamente norte-americanas, com apenas uma concorrente nacional, deixa claro o aspecto tradicional e sóbrio deste nicho.
Nosso time apostou na abordagem oposta, abraçando a leveza e sensibilidade para evocar delicadeza, evocando o simbolismo da preservação da alma e das lembranças: a borboleta.
Guardadoria nasce como proposta disruptiva, mesmo em um mercado limitado em soluções. A solução visual deveria, portanto, romper com o padrão já estabelecido neste mercado altamente específico. Apostamos na conexão a partir da sensibilidade, levando em conta o contexto envolto na contratação deste serviço em formato 100% digital.
O projeto tomou a abordagem 100% digital, desde o início da cocriação do modelo de negócio da empresa. Foi uma importante decisão para enxugar os custos do negócio, desde seu início.
Com o intuito de abordar de maneira leve um contexto já comumente envolto de sentimentos e cores escuras e sóbrias, o tom de voz e a linguagem fotográfica definidas foram projetados para evidenciar os benefícios de organizarmos tudo aquilo que acreditamos ser de valor, seja afetivo ou financeiro.
O logotipo conta com modificações nas letras projetadas para alcançar as mesmas qualidades visuais. O azul utilizado é sóbrio, porém digital e saturado, garantindo contemporaneidade à marca. Contrapondo, assim, às cores escuras e pastéis do cenário competitivo.
O projeto permitiu à startup direcionar seus esforços de comunicação e expansão para um posicionamento ainda inexplorado no território nacional: tranquilidade em sucessão familiar.
Sendo um tema altamente envolto de tabus em nossa sociedade, a abordagem menos dramática estruturada na Identidade Verbal permitiu que a comunicação ocorresse de maneira mais leve e suave.
Utilizando a estratégia de marca projetada, a empresa iniciou o programa de ensino sobre planejamento de legado e sucessão familiar em vídeos nas redes sociais. Sendo este programa o principal meio de divulgação da marca atualmente.